Olá pessoal, Salomão aqui!
Durante a semana, a OpenAI, um grupo de pesquisa non-profit fundado por Elon Musk, Sam Altman, Greg Brockman e Ilya Sutskever, abriu ao público o beta de seu novo modelo de Machine Learning, o GPT-3.

O GPT-3 é a terceira iteração dos modelos de geração de linguagem deste grupo, vindo depois do GPT e GPT-2.
Estes modelos são treinados com uma quantidade enorme de dados e utilizando uma capacidade de computação igualmente enorme, com isso eles se tornam modelos que geram texto utilizando apenas um pequeno contexto como uma semente. O autocomplete dos nossos sonhos.
As novidades do modelo GPT-3 são sua enorme habilidade em redigir textos e até mesmo em programar.
Veja o exemplo:

Como podemos ver, com uma simples explicação em inglês e com um breve contexto o modelo gera o código solicitado.
Abrindo portas para não-programadores utilizarem de forma simples os benefícios da programação. Além disso, diversas pessoas da área de tecnologia começam a ver o GPT-3 como o primeiro modelo a entender o contexto ao prever o futuro de uma frase. Seu antecessor GPT-2 funcionava completando frases com base na probabilidade da próxima palavra, de maneira rudimentar e muitas vezes mecânica, facilmente percebia-se que o escritor não era humano. Já o GPT-3, antes de predizer a próxima palavra, leva em consideração diversos fatores, como o contexto, o tamanho da frase, o tamanho do texto e sua formatação. Tornando o muito mais próximo da linguagem de um humano.
Outro fio interessante sobre o tema:


Com isso, novas oportunidades se abrem e novas reflexões podem ser feitas. Podemos imaginar como o GPT-3 pode afetar diversas indústrias, desde a programação, área jurídica, chatbots com funcionalidades muito melhores e outras possibilidades!
E você, quais aplicações vieram a sua mente?
Caso tenha gostado compartilhe com seus amigos e se inscreva para receber futuros posts:
E compartilhe com quem você acha que vai gostar: